NOTÍCIA 09/2018: Artigo publicado na Chemistry SELECT

02/07/2018 09:48

O professor Cássio da Silva Dias acaba de publicar mais um artigo em revista internacional. Com o título "CuO Nanoparticles as An Efficient Heterogeneous Catalyst for the 1,3-Dipolar Cycloaddition of Dicarbonyl Compounds to Azides", seu trabalho foi publicado no volume 3 da Chemistry Select.

RESUMO (Traduzido pelo autor): Tendo em vista a importância dos compostos contendo o núcleo 1,2,3- triazol com aplicação no desenvolvimento de novos materiais e fármacos, e considerando ainda a necessidade do desenvolvimento de metodologias mais sustentáveis para obtenção dessa classe de compostos, este trabalho teve como objetivo a síntese de 1,2,3-triazóis 1,4,5-trissubstituídos, uma vez que não existem relatos da utilização de catalisadores heterogêneos passíveis de recuperação em reações que empregam substratos β-dicarbonílicos e arilazidas, utilizando irradiação de micro-ondas como fonte de aquecimento paras as reações e catalisador heterogêneo recuperável. Além do mais, os compostos β-dicarbonílicos empregados neste trabalho como reagentes de partida para síntese de 1,2,3-triazóis possuem custos mais baixos quando comparado a outros substratos empregados, como por exemplo os alcinos, podendo inclusive serem facilmente preparados.

Acesse: absaber.webnode.com/news/artigo-cuo-nanoparticles-as-an-efficient-heterogeneous-catalyst-for-the-1-3-dipolar-cycloaddition-of-dicarbonyl-compounds-to-azides/