NOTÍCIA 10/2016: Projeto de Extensão "Hortas Assistidas"

17/08/2016 18:34

O professor Abel Batista de Oliveira realiza um importante projeto de extensão no campus de Açailândia. Com o título "Hortas Assitidas", o projeto visa  ampliar a qualificação dos pequenos produtores do município. Este é realizado juntamente com os estudantes Djair Almeida, Francisco Sobrinho e Ruan Albuquerque, todos do curso Técnico em Meio Ambiente. Abaixo se tem um descrição detalhada da justificativa do projeto.

Melhores informações podem ser obtidas atrvés do e-mail: abel.oliveira@ifma.edu.br

PROJETO DE EXTENSÃO "HORTAS ASSISTIDAS"

No Brasil e também no estado do Maranhão os pequenos produtores rurais não recebem a devida atenção dos órgãos responsáveis no tocante a assistência técnica, tanto por parte de programas estaduais (EMATER) como municipais (secretarias de agricultura)

O município de Açailândia conta com mais de 100 mil habitantes e uma demanda muito grande por alimentos, tornando viável o aumento de produção por parte dos produtores de hortaliças,

Toda produção agrícola depende de uma série de fatores e etapas que necessitam de tomadas de decisões e planejamento. O sucesso de uma boa rentabilidade para produtor rural está atrelado a boa condução de todas as fases na execução de suas culturas. Muito produtores de hortaliças conseguem produzir seus produtos utilizando muitas vezes técnicas passadas por pessoas não conhecedoras de técnicas apropriadas para produção, muitas vezes utilizam insumos em quantidades desnecessárias acarretando onerar os gastos e até provocando qualidade inferior do seu produto.

Grandes problemas na produção de alimentos sem sombra de dúvida dos dias atuais é a utilização de agrotóxicos no combate as pragas e doenças, tais produtos são desaconselháveis por apresentar alto risco de contaminação tanto dos produtores rurais como dos consumidores, muitos desses problemas de contaminação vem a ser agravados pela forma inapropriada de uso e aplicação desses produtos. Isto ocorre pelo desconhecimento e a baixa escolaridade destes produtores, normalmente a única informação que eles recebem ficam por conta dos vendedores das casas agropecuárias que obviamente tem interesse em vender os produtos, independentemente se tal produto é indicado ou não para uma determinada cultura.

É muito comum, por parte dos pequenos produtores rurais, que possuem baixa escolaridade, a certeza do custo de produção dos seus produtos, isso acarreta uma insegurança muito forte em relação ao valor de sua comercialização. Como os produtos produzidos demandam alguns insumos em quantidades diferentes, isto gera um complicador para se determinar o custo de produção de cada vegetal produzido.

Disponibilizar informações técnicas a respeito de modo de plantio, conservação de sementes, tempo de colheita, irrigação eficiente, análise de solo, eficiência de fertilizantes, elaboração de planilhas de custo, são de grande relevância para o cotidiano dos horticultores, e podem contribuir significativamente com o aumento de seu faturamento e melhoria de sua qualidade de vida.

Verifica-se no município de Açailândia que grande parte dos produtos comercializados vem de outros centros produtores, certamente um dos componentes que explica este quadro e a falta de manejo adequado por parte dos produtores locais.