NOTÍCIA 13/2016: Professores aprovados no PROQUALIS/IFMA

13/09/2016 11:14

Os professores Cássio da Silva Dias e Edson Carvalho da Paz, ambos de Açailândia, foram aprovados no Programa de Bolsa de Incentivo à Qualificação dos Servidores do IFMA (PROQUALIS). A duração da bolsa é de até 24 meses. Abaixo se tem os títulos e os resumos dos projetos que serão realizadas durante o período da vigência desta bolsa.

EDSON CARVALHO DA PAZ:

Título: “Preparação e Caracterização de Eletrocatalisadores Nanoestruturados para Geração de H2O2 in situ e Posterior Degradação de Corantes Utilizando Processos Oxidativos Avançados”.

Resumo: O projeto tem por objetivo desenvolver e empregar materiais nanoestruturados em processos eletroquímicos oxidativos avançados com a finalidade de tratar águas contaminadas com os corantes Orange I (OI), Orange II (OII) e/ou Sunset Yellow (SY). Tende em vista que estes corantes são amplamente empregados na indústria, principalmente, têxtil e alimentícia. Porém, os seus efluentes são lançados sem tratamento nos corpos hídricos. Além disso, os processos convencionais de tratamento de água, tais como, coagulação, filtração, adsorção, etc, têm se mostrado ineficientes. Para degradação destes corantes serão utilizados eletrodos comerciais – eletrodo de diamante dopado com boro (BDD) e eletrodo de aço – e também eletrocatalisadores binários sintetizados com os metais cério, tungstênio e titânio, os quais serão preparados pelo método dos precursores poliméricos; com o titânio também serão confeccionados eletrocatalisadores híbridos com nanopartículas de ouro. Todos os eletrocatalisadores sintetizados serão caracterizados por técnicas de Difração de Raios–X (DRX), Energia Dispersiva de Raios-X (EDX), Espectroscopia Fotoeletrôncia de Raios-X (XPS), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). Os melhores eletrocatalisadores serão utilizados para produzidos Eletrodos de Difusão Gasosa (EDG), sendo que a eficiência dos eletrocatalisadores será primeiramente avaliada por meio de técnicas voltamétricas, bem como o estudo da Reação de Redução de Oxigênio por disco-anel rotatório. Posteriormente, a eficiência da degradação será avaliada pelas concentrações iniciais e finais dos corantes por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) e Carbono Orgânico Total Dissolvido (TOC). A possível dissolução do catalisador será estudada por técnicas de Espectrofotometria de UV-Visivel e/ou Espectrometria de Absorção Atômica com Atomização em Chama e Emissão Óptica com Plasma Acoplado Indutivamente. O desenvolvimento do projeto visa obter melhores resultados de degradação dos corantes, aliados a menores custos de tratamento, operação e mineralização.

CÁSSIO DA SILVA DIAS:

Título: "Síntese de 1,2,3-Triazóis a partir de Compostos β-Dicarbonílicos via Reações de Cicloadição Catalisadas por Óxidos Nanoparticulados".

Resumo: No ramo de síntese orgânica, os compostos heterocíclicos têm recebido uma atenção especial, haja visto possuírem um vasto campo de aplicação, principalmente no que tange a aplicações biológicas, dentre os quais destacam-se o tetracíclico 1,2,3-triazol (inibidor da protease), carbamato de fluorouracila (antitumoral) e Losartan (anti-hipertensivo). Compostos heterocíclicos de cinco membros, com três átomos de nitrogênio no anel, pertencem a uma classe de compostos denominados triazóisA obtenção de derivados triazólicos, tem se tornado uma área de intensa investigação, haja visto que esses compostos são de origem exclusivamente sintética e apresentam importantes propriedades biológicas sendo, portanto, de grande interesse para a indústria farmacológica, cuja obtenção pode ser feita pelo emprego de metodologias verdes. Com base no aumento exponencial das pesquisas no que tange a obtenção de triazóis, tendo em vista suas inúmeras e importantes aplicações biológicas e nesse sentido, a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias para a síntese desses compostos, dentre as quais, prioritariamente, as que se enquadram nos princípios da química verde, este trabalho pretende utilizar como substratos de partidas derivados dicarbonílicos e azidas orgânicas. Estas reações serão catalisadas por nanopartículas de cobre, que sejam recuperáveis ao término das reações e aplicadas posteriormente em outros ciclos reacionais, sendo também empregadas algumas técnicas que conseguem diminuir o tempo reacional e aumentam significativamente os rendimentos dos produtos, como por exemplo, ultrassom e irradiação por micro-ondas (MW)