NOTÍCIA 13/2018: Apresentações de dissertação e tese (Eiderson S. Cabral e Raifran A Castro).

29/08/2018 08:37

Os professores Eiderson Silva Cabral e Raifran Abidimar de Castro apresentaram no dia 27 de agosto os resultados das suas pequisas de pós-graduação. As apresentações foram abertas aos públicos interno e externo, e cumpriram os requisitos definidos pelas resoluções Nº 40/2015 e 84/2018 que estabelecem esta atividade para professores que se afastaram para mestrado e doutorado. 

A apresentação foi acompanhada pelos estudantes de Florestas I, e pelos professores Cássio, Clayane, Igor, Jonatan, Dailson, Saulo, Cleumir e Sibelly. 

Dissertação do professor Eiderson Silva Cabral:

Título: "DESEMPENHO DE TRÊS ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS DE CERRADO INTRODUZIDAS EM UMA ÁREA ANTROPIZADA NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS".

Resumo: Objetivou-se analisar o crescimento de Anacardium occidentale L. (Anacardiaceae), Dipteryx alata Vogel e Parkia platycephala Benth (Fabaceae), introduzidas em uma área de Cerrado sentido restrito em Porto Nacional, Tocantins. Foram analisados 30 indivíduos de A. occidentale, 16 de D. alata e 34 de P. platycephala, com análises realizadas nos anos de 2006, 2010 e 2016. Foram avaliadas a altura das plantas e o diâmetro dos caules. Esses dados também foram utilizados para o cálculo das taxas de crescimento relativo em altura e em diâmetro. P. platycephala exibiu os maiores incrementos em altura e diâmetro, como também as maiores taxas de crescimento relativo, mostrando-se a espécie melhor adaptada às condições ambientais da área. A. occidentale e D. alata apresentaram crescimento em altura e diâmetro bem como taxas de crescimento relativo menores, o que dificultou a adaptação dos indivíduos ao ambiente onde foram introduzidos.

TEXTO COMPLETO: absaber.webnode.com/news/dissertacao-do-professor-eiderson-silva-cabral/

Tese do professor Raifran Abidimar de Castro:

Título: Estratégias de dominação empresarial e resistências comunitárias na Amazônia maranhense.

Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a relação entre as empresas Vale S/A e Suzano Papel Celulose S/A, com as respectivas comunidades rurais do assentamento Francisco Romão, em Açailândia (MA), e da Reserva Extrativista do Ciriáco, em Cidelândia (MA). Objetivou-se analisar/interpretar as repercussões destas relações nos cotidianos comunitários, e nas formas de atuação corporativa diante dos assentados e das quebradeiras de coco. Para acessar a todos os meandros destas relações adotou-se a teoria dos campos de Pierre Bourdieu como eixo teórico-metodológico; realizaram-se entrevistas com representantes das comunidades e das empresas; complementando com análises documentais e em campo. Identificou-se que as empresas buscam, com suas estratégias de dominação, e utilizando principalmente dos seus capitais financeiro e cultural, ampliar seus poderes sobre as comunidades. A Vale e a Suzano utilizam estes capitais para instaurar uma representação que fortaleça seus poderes corporativos. Em relação aos assentados e às quebradeiras de coco, destaca-se que é preciso fortalecê-los para as lutas políticas, jurídicas, e principalmente simbólicas, considerando-se que identificaram-se demonstrações de resistências às estratégias empresariais. Constatou-se que, mesmo havendo empenho da Vale e da Suzano em aplicar estratégias de dominação, as comunidades têm acesas nas suas práticas as essências das resistências cotidianas na defesa dos seus direitos.

TEXTO COMPLETO: absaber.webnode.com/news/tese-do-professor-raifran-abidimar-de-castro/