NOTÍCIA 14/2018: Professores Abel e Eiderson aprovam projetos de pesquisa.

05/09/2018 14:30
Divulgamos que mais três importantes projetos de pesquisa serão realizados por professores/pesquisadores integrantes do grupo AB’Saber. Os projetos serão orientados pelos professores Abel Batista de Oliveira e Eiderson Silva Cabral. Os recursos financeiros para as bolsas e execução serão custeados pelo campus de Açailândia. Parabenizamos os professores pela conquista e pelo empenho na pesquisa; e o DPPGI e a DRG pelo empenho na ampliação dos projetos em execução no campus de Açailândia.
 
Projeto orientado pelo professor Abel Batista de Oliveira: “Formação de um banco de sementes de espécies nativas da Região de Açailândia/MA.”.
RESUMO: O presente projeto trata da coleta, e formas de armazenamento de sementes de espécies (arbóreas) nativas, pertencente do bioma amazônico, características da Região de Açailândia/MA. A devastação das matas no municio de Açailândia foram muito severas ao longo dos anos, e a necessidade de recomposição da vegetação nativa torna-se mais difícil devido a indisponibilidade de sementes nativas. A reduzida pesquisa sobre métodos eficientes de armazenamento das diversas espécies da Região, dificulta o avanço na recomposição e até na exploração comercial dessa riqueza vegetal. Dentro do tema Tecnologia de Sementes, ao qual o projeto está inserido, novos conhecimentos científicos e técnicos serão adquiridos, principalmente, por alunos do ensino médio e técnico através do seu envolvimento em projetos de pesquisa. O desenvolvimento de projetos de pesquisa dentro do Programa Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/ Campus Açailândia já vem acontecendo e estudos como esse só vem a melhorar a qualidade na formação de recursos humanos na referida Instituição.
 
Projetos orientados pelo professor Eiderson Silva Cabral:
 
"PLANTAS NATIVAS DE INTERESSE ECONÔMICO PARA AÇAILÂNDIA-MA"
 
Resumo: O conhecimento acerca da diversidade nativa de uma região é imprescindível para a sua conservação, sendo uma das principais etapas que garantem o sucesso de projetos de conservação da biodiversidade. As florestas nos fornecem inúmeros produtos e serviços ecossistêmicos, e uma das formas de preservar essa relação é através do conhecimento e práticas acerca do uso sustentável destes. Propomos com esta pesquisa contribuir para a valorização, proteção e implantação de árvores e florestas nativas nas áreas rurais do município de Açailândia-MA. Desta forma, buscamos fornecer subsídios para aliar a conservação dos recursos florestais com o seu uso econômico atual ou potencial pelas comunidades locais, através da criação de uma base de dados sobre as características das espécies vegetais nativas ainda existentes no município e o seu potencial produtivo, tanto madeireiro como não-madeireiro.
 
"PRÁTICAS E POTENCIALIDADES AGROECOLÓGICAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA – MA"
 
Resumo: A Agroecologia proporciona a oferta de produtos saudáveis através da utilização de conhecimentos, técnicas e práticas agrícolas sustentáveis, garantindo a conservação do solo, da água e a integridade cultural dos produtores rurais. Trata-se de um conjunto de práticas sustentáveis econômica e ecologicamente que vem sendo cada vez mais dificultada pelas facilidades oferecidas pela agricultura convencional. O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico rural, com foco no levantamento das práticas agrícolas de base agroecológica usadas por famílias de agricultores do município de Açailândia-MA, que estão ou não em processo de transição para a agricultura sustentável.